domingo, 10 de outubro de 2010

27 de setembro 2010.
Irei fazer um resumo de como foi nosso dia. Se for falar tudo o que nos aconteceu nesse dia levaria muitas horas e sinceramente não foi nada bom pra relatar.  Perdemos o voô para Quincy, cidade mais perto de Navoo. Tinha uma conexão Cleveland, Chigago, St Louis e Quincy.
Passamos quase o dia todo na sala de embarque.
                                                                             
Nosso voô foi remarcado para às 17h. Foi duro esperar tanto tempo. Chegamos ao aeroporto de St. Louis depois das 22 h e não faziamos idéia sobre qual seria a companhia aerea do voo para Quincy. Iamginem tivemos que viajar naqueles aviões bem pequenos de10 passageiros no máximo. Até agora não acredito que entrei naquele avião. E para assustar mais o piloto tinha quase  a idade de ser meu filho.


 Imaginem quantas horas de voo ele tem... Não tinhamos opção porque nossas malas já estavam em Quincy. Sobre esse longo dia contarei em outa oportunidade.Só precisam saber que chegamos muito tarde em Navoo. Sentimos muito cansaço e frio. Chegamos em Navoo quase meia noite. Viajamos de carro de Quincy até Navoo por uma estrada estreita e escura. Bem diferente do que vimos em todas as cidades dos EUA. As estradas são ótimas. Navoo é uma cidadezinha bem pequena e pacata e as estradas são como as que conhecemos aí no Brasil, quando viajamos por estradas estaduais. Porque liga uma cidade pequena a outra. Todo nosso esforço valeu a pena. Não podiamos esperar que em uma curva, numa subida da ladeira  poderíamos ter uma visão como esta.



Dormimos poucas horas nesta noite. Levantamos cedo porque só tinhamos apenas um dia em Navoo. Iríamos chegar em Quincy às 13h do dia 27 e no mais tardar 14 ou 15h em Navoo. Mas só chegamos às 0h do dia 28.

28 de setembro de 2010.

Apesar de cansados levantamos cedo, não podíamos desperdiçar o tempo dormindo.A antiga Navoo fica na beira do rio Mississipi, subindo encontramos o templo onde foi construido em uma colina e atrás ainda na parte alta fica o centro e  as casas e lojas da pequena cidade de Navoo hoje.
Toda a cidade Navoo antiga foi preservada e tem um lindo Centro de Vistantes.


Muitos casais missionários servem lá em Navoo. É como uma cidade museu e em cada casa ou estabelecimento ficam missionários.
Nossa experiência foi maravilhosa em Navoo. Os missionários que servem lá são especiais. Sentimos o espírito em cada casa e em todo o tour na cidade de Navoo.


 Toda a área a beira do rio onde os santos se estabeleceram e fundaram a cidade de Navoo, pertence a igreja e é preservada por ela. Exceto à area onde fica a casa de Joseph e outras poucas propriedades que pertencem a Comunidade de Cristo. A casa fica ao lado do cemitério onde estão sepultados Joseph Smith, Emma e Hyrum e muitos outros Santos. Não  pudemos ver a casa de Joseph e sua família  por dentro. Como já falei, pertence a igreja reorganizada e para vê-la era necessário que estivéssemos com um guia deles.






Do outro da casa de Joseph fica o cemitério onde estão os túmulos e também onde foram enterrados muitos outros santos.








Lista de nomes de alguns santos enterrados nesse cimitério. Não existem túmulos dessas pessoas, só o de Emma, Joseph e Hyrum.


Nosso tour de carroção pela vila de Navoo.


Antes de sair, uma manta para matar o frio








As fotos abaixo foram tiradas do carroção. Passeamos por toda Navoo antiga Foi um passeio muito agradável apesar do frio. O passeio por toda a vila dura aproximadamente 60 min ou mais.












Rio Mississipi. Os Santos chegaram pelo rio, depois que foram expulsos do Missouri




Lugar onde os santos desembarcavam de outras cidades.
Monumento de Brigham Young e Joseph Smith. Eles sempre recebiam os santos que, chegavam em embarcações, traziam o que podiam nos carroções.

 Navoo era um pantano. Joseph desejou construir Sião nesse lugar. E conseguiu. Mas não por muito tempo. Navoo  ficava a beira do rio Missipi. Não havia nada nesse lugar quando Joseph e os santos foram para lá. Eles construiram uma linda cidade e o Templo. Infelizmente mais uma vez tiveram que deixar Navoo.
De volta do passeio de carroção passamos mais uma vez pelo Templo. Esse é o Templo de Navoo e que foi restaurado, dedicado pelo Presidente Gordon B. Hinckley em 2002.

Acabamos nosso tour de carroção e voltamos para o Centro de visitantes e tiramos mais fotos.


Pedra do Templo


Antes de fazer nosso tour à pe e ver todos os lugares que vimos do carroção, fomos para a cidade de Cartage. Cidade onde foi assasinado Joseph e seu irmão Hyrum. Cartage fica alguns minutos de Navoo.
É uma cidade pequena e bem triste. Foi a impressão que eu tive. Em Cartage fica a cadeia. O centro de visitantes lá é bem pequeno e a igreja comprou a propriedade onde fica a cadeia. Uma jovem missionária de tempo integral nos acompanhou e relatou todos os acontecimentos desse lugar. Foi um dos momentos mais especiais de toda a nossa viagem. Pudemos fortalecer nosso testemunho ao pisar naquele lugar e não pudemos controlar nossa emoção. A missionária sentiu o mesmo ao prestar seu testemunho. Choramos juntos muitas vezes. o nosso testemunho foi fortalecido também. Pudemos sentir o que eles passaram naquele lugar. Não dá pra descrever como foi esses momentos na cadeia de Cartage.

A área dessa propriedade é uma quadra inteira.



Centro de Visitantes


Antes de entrarmos na cadeia, ouvimos uma gravação sobre aqueles dias em cartage até o dia do assasinato. Não houve imagens, observamos a imagens da cadeia na tela enquanto ouvimos a gravação. Foi só pra sentir como seria espiritual o tempo que passaríamos lá.

Cadeia de Cartage
A cadeia por dentro. Foi interessante saber que no primeiro andar  há um cômodo onde vivia uma família e o chefe dessa família era responsável pelos presos, para alimentá-los. Ele não tinha a responsabilidade de protegê-los, mas também não podiam malatratá-los. Tinha guardas também. No mesmo andar tem uma Cela. A primeira onde Joseph e todos os foram presos com ele ficaram nos primeiros dias.

Corredor que dá acesso ao andar superior. Devido a agitação da turba e do populacho, ele acharam melhor levarem os presos para o andar superior. Apenas Joseph, Hyrum, John Taylor e Willard Richards ... Os outros foram libertados.




                                      

Esse é um local originalmente preservado. Um lugar escuro. Muito quente no verão. Os presos sofreram um calor de mais de 45 graus.

Eles passavam alguns dias nesse quarto e foi o local do assasinato.
A marca na porta é o furo da bala que atingiu Hyrum Smith no rosto.


 A Sister emocionada e nós também. O sorriso era apenas para disfarçar as lágrimas. E foram muitas.
A janela de onde Joseph caiu morto.



A janela do lado exterior da cadeia. A janela é a superior.

Nos despedimos daquela missionária especial que conhecemos. Guardamos o seu endereço e esperamos falar com ela outra vez.
Almoçamos no caminho de volta para Navoo.
            Passamos pela vila para entrar em algumas casas que vimos ao passear de carroção. Infelizmente não entramos em todos os lugares.



Essa é aquela estrada estreita e escura que passamos ao chegar em Navoo de madrugada. Agora era muito diferente do que imaginávamos.
Essa foi a visão que tivemos à noite. Agora sob a luz do sol.

Jardim do Templo de Navoo.

Memorial de Joseph e Hyrum. Quando ele foram presos eles seguiram para Cartage subindo a colina para ver o templo.
 
Essa é a visão do templo de Hyrum e Joseph em cima dos cavalos.
Fotos de lugare que entramos na vila de Navoo.

Casa de Sarah Kimball

O Cultural Hall. Não entramos à tarde, porque a noite teríamos uma apresentação cultural feita pelos missionários como os santos faziam.

Casa de John Taylor

Casa de Wilford Woodruff



Sua esposa

Casa de Brigham Young